Ideias para Programações
de Acampamento e Retiro

Atividades de Construção de Equipe

Mão Via

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : 1 bolinha.

Objetivo : COMUNICAÇÃO  e COOPERAÇÃO- O Monitor explica que os participantes terão de juntar as mãos uma do lado da outra para construir uma rodovia pela qual a bolinha irá passar. A bolinha terá de tocar nas duas palmas da mão de TODOS os participantes antes de chegar ao final da pista.


Quadrado Cego

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : 1 venda de olho por participante, e 8 metros de barbante ou cordinha de varal.

Objetivo : COMUNICAÇÃO  e COOPERAÇÃO- O Monitor pede aos participantes que formem um círculo. Em seguida uma venda é colocada nos olhos de todos. Agora o monitor coloca um pedaço da corda na mão de cada participante vendado (as pontas da corda foram amarradas juntas). O grupo então encontra-se em um curculo, vendado e segurando uma corda que os conecta. Agora o monitor fala para o grupo formar um quadrado com a corda.


Ovo Parquedista

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : 1 ovo, pedaços de- 4 metros de barbante, 2 metros de papel higiênico, 4 canudos, 10 palitos de dente, 1 metro de fita crepe, 1 saco de lixo de 30 litros, 2 copos descartáveis.

Objetivo : COMUNICAÇÃO  e COOPERAÇÃO- O Monitor explica ao grupo que terão de proteger o ovo com o material dado da melhor maneira possível para o proteger de uma queda. Após 15 minutos o Monitor pega o ovo, agora envolto numa roupagem de proteção, e o joga de uma altura de 7-10 metros. Objetivo é o ovo não quebrar.


O Nó

Tempo : 20 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : Pedaço de corda de 10 metros.

Objetivo : COMUNICAÇÃO  e COOPERAÇÃO- O Monitor pega a corda e dá no mínimo 10 nós em pontos diferentes da mesma. Em seguida ele a estica e fala para cada integrante do grupo segurar um pedaço da corda com uma mão. Esta mão que está segurando a corda NÃO pode ser aberta. Agora o grupo terá de desatar TODOS os nós sem ninguém largar a corda.


Desafio do PVC

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : pedaços de cano pvc de 100mm cortados em comprimentos diferentes e também cortados ao meito de comprido. 1 pedaço por participante. 1 bolinha de tênis ou borracha.

Objetivo : COMUNICAÇÃO e INTERAÇÃO- O Monitor explica ao grupo que, o grupo deve juntar os canos para conseguir levar a bolinha de um lado ao outro (marcação de início e saída com 10 metros de distância entre um e outro). Os participantes terão de revezar suas posições para não deixar que a bolinha caia no chão, pois se isto acontecer terão de começar novamente.


Volta ao Mundo do Bambolê

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : 1 bambolê.

Objetivo : COMUNICAÇÃO - O Monitor explica ao grupo que, o grupo deve dar as mãos e formar um círculo. Em momento algum o círculo pode ser rompido pois ele representa a linha do equador. Em seguida o monitor coloca 1 bambolê entre dois participantes. O objetivo agora é o bambolê dar a volta pelo grupo, isso mesmo, passando por todos os participantes e assim dando a volta no mundo!


Madeira Flutuante

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : 1 cabo de vassoura de madeira.

Objetivo : COMUNICAÇÃO - O Monitor explica ao grupo que, eles devem colocar uma mão atrás do corpo e com a outra deixar somente 1 dedo (indicador) estendido. Neste dedo indicador estendido é que o cabo de vassoura irá apoiar. Em seguida o monitor explica que todos os membros do grupo devem estar com o dedo indicador encostado no cabo de vassoura o tempo todo. Agora o monitor fala para o grupo erguer o cabo de vassoura ou abaixar mesmo. Isso será difícil sem que ninguém deixe de estar em contato com o cabo de vassoura.


Jogos e Dinâmicas para grupos.

Unidos pelo Balão
Todo mundo unido.

Nome:  Unidos pelo balão.

Tempo: 0:30

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Qual grupo conseguira pegar todos os balões sem usar as mãos e sem deixar cair.

Desafio:

* Separar os participantes em grupos.

* No salão haverá 5 pontos de entregar de balões e quando conseguir pegar todos deverá colocar no centro.

* O grupo ficara proibido de colocar as mãos nos balões.

* Punição se colocar a mão no balão perdera um balão


Imagem e Ação
Muita Ação.

Nome: Imagem e Ação.

Tempo: 0:40

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Descobrir qual é o desenho que está sendo desenhado ou o gesto que está sendo feito.

Desafio:

* Separar os participantes em grupos.

* Um participante de cada grupo ficara responsável para desenhar ou fazer o gesto.

* O grupe deverá acertar o desenho ou o gesto.


Misturança
Muita bagunça.

Nome: Misturança.

Tempo: 0:30

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Quando mudar de posição o grupo senta todos jutos.

Desafio:

* Separar os participantes em cinco grupos.

* Formar um pentágono.

* Cada grupo será uma cor, quando falar a cor tocar com a outra com que foi falada.

* Mas cada grupo deverá sentar com todos seus componentes.

* Quando falar misturança todos os grupos vão se misturar e trocar de lugar, mas o grupo todo tem que sentar junto.


Sedex
Rápido mas bem divertida.

Nome: Sedex.

Tempo: 0:40

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Levar objeto mais rápido possível.

Desafio:

* Separar os participantes em 4 grupos de números iguais mais serão 2 equipes.

* Sentado deverá formar um quadrado.

* Cada equipe recebera um mesmo objeto, o primeiro levar o objeto para o outro da sua equipe que entrar sentado na sua frente, ente que recebeu o objeto volta trazendo para o da sua equipe, assim até chegar no final.

* A equipe que chegar primeiro ganha mais vai ter mais um objeto a equipe que tiver mais pontos ganha no final.

* Haverá um juiz para identificar qual equipe chegou primeiro.

* O objeto deverá ser grande para dificultar a prova.

* Esta brincadeira poderá usar 2 equipes separadas em 4 grupos, como 4 equipes separadas em 8 grupos.


Festa de Aniversário
Vai ser uma festa.

Nome: Festa de Aniversário.

Tempo: 1:30

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Conseguir sentar-se à mesa para comer o bolo.

Desafio:

*colocar todos os participantes sentados em círculos nas cadeiras.

* No centro terá duas mesas uma com bolo e brigadeiro e a outra com chocolates, refrigerantes, salgadinhos, etc.

* Na mesa de bolo terá uma fantasia para a pessoa colocar e sentar-se à mesa e comer o bolo até outra pessoa vim e tomar o lugar dele, também haverá uma pessoa da equipe pintando o rosto enquanto o participante estiver comendo.

* Na mesa do chocolate terá um carrinho que o participante terá que empurrar até dar as 5 voltas em torno da mesa, assim poderá pegar o que estiver na mesa.


Festa do Rei
Diversão.

Nome: Festa do Rei.         

Tempo: 1:30

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Conseguir tomar o lugar do Rei ou sentar junto com o rei.

Desafio:

* Colocar todos os participantes sentados em círculos nas cadeiras.

* No centro terá uma mesa com duas cadeiras, na mesa terá bolo, suco ou refrigerante e outras coisas.

* Na mesa estará sentado o rei comendo a vontade, e quando o rei se levantar todos os seus súditos deverá fazer reverencia para o rei, e o rei ira encolher alguém para sentar com ele a mesa e comer junto com ele.

* Enquanto isso estará rodando um dado se o participante jogar o dado com o numero indicado ele tomará o lugar do rei.


Dancinha
Está na hora de se mexer.

Nome: Dancinha.

Tempo: 1:30

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Todos os participantes acertar os passos.

Desafio:

* Formarem pares e fazerem um círculo.

* Haverá um CD tocando os passarinhos e todos deverão fazer iguais.


Esta e a Bola
Fique atento.

Nome: Esta e a Bola.

Tempo: 30 Minutos.

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Diz três vezes esta e a bola e três vezes perguntar o que.

Desafio:

* Formar círculo e cada pessoa deverá ter um objeto em sua mão, o que ela estiver usando ou qualquer outra coisa.

* O participante deverá dizer para o outro participante ESTA E ou ESTE E (o que ele estiver na mão) e perguntar (o que).

* Mas cada participante deverá estar olhando para quem estará falando: se ele disse esta e deverá olhar para a pessoa a sua direita quando ele perguntar o que, ele deverá olhar para a pessoa da sua esquerda.

 * Na terceira vez que ele disser, passar o objeto para a outra pessoa.


Música e Assovio
Vai virar uma orquestra.

Nome: Música e Assovio.

Tempo: 40 Minutos.

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Descobrir qual e a música pelo assovio.

Desafio:

* Separa os participantes em grupos.

*Cada grupo terá um participante para ver qual e a música e depois ele deverá assoviar e o grupo deverá descobrir qual e a música.


Canil Maluco
Muito maluca essa brincadeira.

Nome: Canil Maluco

Tempo: 40 Minutos

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Conseguir entrar dentro da casinha para a carrocinha não pegar.

Desafio:

* Ex: Se tivesse 55 pessoas.

* 25 pessoas fazem um círculo e fica com as pernas abertas.

* 30 pessoas serão o cachorrinho.

* Os cachorrinhos ficarão correndo do lado de fora, quando disser a carrocinha está vindo, todos os cachorrinhos deverão entrar na casinha.

* Quando o cachorrinho entrar na casa a porta se fechar, e o cachorrinho que ficou de fora vai para a carrocinha.

* Depois a casinha ficará sendo o cachorrinho e o cachorrinho ficará sendo a casinha, mas os cachorrinhos 5 que ficou na carrocinha volta para brincar de novo, mas se o cachorrinho for 5 vezes a carrocinha ele será sacrificado ou sairá da brincadeira.


Futebol de Vassoura
Super Divertido.

Nome: Futebol de Vassoura.

Tempo: 50 Minutos.

Proposito: Diversão e Entrosamento.

Objetivo: Trabalhar a comunhão entre os participantes.

Desafio:

* Separar os participantes em dois times.

* Deverá ter dois cabos de vassoura no centro para cada time.

* No centro deverá ter um pano com um no para ser a bola.

Obs.: Mesmas regras do futebol de mão.

 

 


Futebol de Aranha
Trabalha comunhão entre os participantes

Nome: Futebol de Aranha.

Tempo: 40 Minutos.

Proposito: Diversão e Entrosamento

Objetivo: Trabalhar a comunhão entre os participantes.

Desafio:

* Separa os participantes em dois times.

* Deverá marcar o campo de futebol.

* Cada time deverá ficar no seu campo sentado, mais só poderá se movimentar se estiver de costa, depois de iniciar a partida todos podem se movimentar pelo campo todo, ganha quem fazer mais gols na partida


Futebol de Mão
Muito divertido.

Nome: Futebol de Mão.

Tempo: 40 Minutos.

Proposito: Quebra-Gelo, Diversão, Entrosamento.

Objetivo: Trabalhar a comunhão entre os participantes.

Desafio:

* Dividir os participantes em dois grupos.

* Os pares terão números.

* Mulheres com mulheres e homens com homens.

* Um grupo vai sentar assim 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10.

* E o outro vai sentar ao contrário 10,9,8,7,6,5,4,3,2,1.

* Deverá ter dois gols para cada equipe.

* Uma bola e deverão está no centro do campo.

* Quando falar o número, eles deverão sair e rolar a bola mais se pegar no pé sem querer é permitido.

  • Não poderá levantar a bola do chão e nem chutar a bola mais se pegar no pé sem querer é permitido.
  • Depois que todos os números tiverem participados deverá chamar dois números juntos.

Deverá anotar o placar da partida.


Lobo
Quebra gelo e Entrosamento

Nome: Lobo.

Tempo: 30 Minutos.

Proposito: Quebra-Gelo, Diversão, Entrosamento.

Objetivo: E fazer que os participantes conheçam uns aos outros.

Desafio:

* Dividir os participantes em grupos de dez ou mais e cada um precisará de uma cadeira.

* Cada grupo terá um chapéu ou um chalé. 

* Um do participante estará com chalé e ficarão rodando e quando até parar a música os participantes sentarão na cadeira, quem estiver com o chalé devera dizer o nome da pessoa que está no lado direito, se acertar continua na brincadeira, se errar sairá da brincadeira e o que está sentado no lado esquerdo passar a ser o lobo.

 

 


Diamante
Uma pessoa será o diamante.

Nome: Diamante.

Tempo: 30 Minutos.

Proposito: Quebra-Gelo, Diversão, Entrosamento.

Objetivo: Trabalhar a comunhão entre os participantes.

Desafio: 

* Deverá ser um grupo com cinco participante.

* Uma pessoa será o diamante.

* Uma pessoa será o ladrão.

* Três pessoas para proteger o diamante.

* As três pessoas fazem um círculo, com o diamante no centro e o ladrão do lado de fora do círculo tem que encostar com a mão no diamante.

* Quando conseguir pegar, troca com o outro.


Passarinho no Ninho
Jogo Social

Nome: Passarinho no Ninho.

Tempo: 30 Minutos.

Proposito: Quebra-Gelo, Diversão, Entrosamento.

Objetivo: Precisara de dois participantes, um será o passarinho e o outro o ninho.

Desafio:

* O participante terá um par e deverá fazer duas filas e depois um círculo no centro e outro em volta.

* Os participantes do círculo do centro serão o passarinho.

* Os participantes do círculo em volta serão os ninhos.

* Fazer um círculo roda ante horário e outro horário.

* Quando o líder disse passarinho no ninho, o passarinho deverá procurar o seu ninho.

* O ninho deverá abaixar e o passarinho procurar e sentar no ninho, quem sentar por último sairá da brincadeira.


Rouba-Rabo
Jogo Social

Nome: Rouba-Rabo

Tempo: 30 Minutos.

Proposito: Quebra-Gelo, Diversão, Entrosamento

Objetivo: Os participantes deverão receber um rabo e defende-lo.

Desafio:

* O participante precisara defender seu rabo, mas não poderá segura-lo.

* O participante devera roubar o rabo do outro, mas não pode ficar sem rabo.

* Se o participante ficar sem rabo sairá da brincadeira

* Se o rabo for roubado e estiver com outro rabo na mão deverá se substituído pelo o que foi roubado


Ambulância
Muita Legal.

Nome : Ambulância

Tempo : 20 min à 30

Local : Dentro ou ao ar livre

Número de participantes : 10-50 pessoas divididas em grupos de 3 a 5 pessoas.


Idade :  7 a 50 anos


Materiais :  caixa de som com música, cronometro e microfone.


Desafio : Após dividir os grupos deve se estipular um ponto de partida e uma linha de chegada. Em seguida de 3 a 4 dos participantes da equipe se agacham de quatro no chão e o membro da equipe que sobrou se deita sobre eles. Em seguida o líder dá a ordem de largada e a “ambulância” segue rumo ao “Hospital” linha de chegada. Ganha o grupo com menor tempo.


Aranha Céu
Brincadeira em grupo.

Nome : Aranha-Céu

Loca : Dentro ou ao ar livre


Número de participantes :  10-50 pessoas divididas em grupos de 5 a 10 pessoas.

Idade : 7 a 100 anos

Materiais : Cenouras ou batatas cruas (3 a 5 unidades por grupo), palitos de dente (1 caixa por grupo), faca de mesa (1 por grupo), régua de metro, caixa de som com música e microfone.

Objetivo : Após dividir os grupos e dar os materiais de cada um, cada grupo ao sinal do líder terá de usar os seus materiais para construir uma torre o mais alto possível. Ganha o grupo cuja torre for mais alta.


Tsunami dos Tubarões
Participantes tentam se manter numa ilha antes que TSUNAMI os arraste!

Nome: Tsunami

 

Tempo: 10-15 minutos

 

Proposito: Não ser pegos tubarões no Tsunami!!!

 

Objetivo: De acordo com o tamanho do grupo pedaços de jornal ou papelão são colocados de forma aleatória na área do jogo. Quando o líder der o sinal e a música começar a tocar os participantes têm de ficar andando fora das ilhas. De repente o líder desliga a música e grita tsunami e todos os participantes têm de achar uma ilha na qual podem se abrigar. Como existe menos espaço nas ilhas do que participantes alguns ficarão de fora e sairão do jogo. Neste momento aparecem os tubarões-equipe, que tenta pegar quem ainda não encontrou uma ilha. Após os que não encontrarem lugar numa ilha saírem a música começa novamente e o líder tira algumas ilhas, logo em seguida para a música e grita tsunami novamente. Mais uma vez os que não acharam um lugarzinho na ilha são tirados e o jogo prossegue dessa forma até sobrarem de 3 a 5 pessoas.

 

Desafio: Não ser pego por um tubarão no Tsunami.


Circuito de Obstáculo Simplês

Campo Minado

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : 50 metros de corda fina ou barbante grosso. 32 pequenas estacas. Mapa do campo minado para o caminho seguro.

Objetivo : O Monitor explica ao grupo que, eles devem chegar ao outro lado do Campo Minado sem explodirem. Somente o Monitor sabe onde as Minas Terrestres estão. Eles só podem ir para a frente-direita-esquerda ou para trás. O primeiro participante vai pisando em um quadrado de cada vez, respeitando a direção permitida. Se ele pisa em uma Mina Terrestre ele volta (e não participa mais!!!) e outro membro da equipe continua pisando nos mesmos quadrados que o outro pisou até chegar antes da mina, onde ele deve escolher outro caminho para não explodir. Depois de descoberto o caminho toda equipe passa por ele um de cada vez. Ganha a equipe que chegar ao outro lado com mais integrantes do grupo em menos tempo.


Trocando os Polos

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : 1 lona de 2 metros por 2 metros.

Objetivo : O Monitor explica ao grupo que, eles devem ficar todos em cima de um lado da lona e trocar o lado da lona sem ninguém pisar no chão senão todo grupo têm de iniciar a prova novamente.


Marcha Lenta

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-8)

Materiais : 2 tábuas de 2 metros de comprimento e 15 centímetros de largura com 2 centímetros de espessura. Com uma furadeira fure a cada 25 centímetros pequenos furos por onde passaram as cordinhas de 1 metro de comprimento para participantes segurarem.

Objetivo : O Monitor explica ao grupo que, eles devem marchar juntos, do início a chegada (10 metros entre um e outro), para isto usando as duas tábuas com as cordinhas. Ninguém pode cair senão todo grupo têm de iniciar a prova novamente.

 


Tarzan

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : 1 corda grossa de sisal ou nylon, um local onde está corda possa ser amarrada de forma segura para suportar pessoas balançando da corda.

Objetivo : A prova é montada com a corda pendurada e deixada no meio de duas marcações de onde o grupo terá de sair para chegar ao outro lado (1.5metros de cada lado da corda). O Monitor explica ao grupo que, eles devem atravessar um rio. Para este fim, terão de usar a corda que o Tarzan deixou, o rio está cheio de jacarés!!! Nada nem ninguém pode cair no rio senão todo grupo têm de iniciar a prova novamente. A corda começa parada no meio e o grupo têm de pensar em um jeito de pegar ela sem ninguém cair no rio. O grupo inteiro começa do mesmo lado do rio.


Cerca Elétrica

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : 1 tábua de um metro e meio (150cm) de comprimento. Duas arvores, postes etc. com 2 metros de distância uma da outra onde uma “cerca elétrica” possa ser montada com cordas ou barbantes.

Objetivo : O Monitor explica ao grupo que, eles devem fugir de uma prisão e para isto terão de pular uma cerca elétrica. Para este fim, terão de usar a tábua se quiserem para pular a cerca elétrica de 1.000.000 de volts!!! Nada nem ninguém pode encostar na cerca senão todo grupo têm de iniciar a prova novamente. O grupo inteiro começa do mesmo lado da cerca.

 


Travessia do Canyon

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : Duas tábua de um metro e meio (150cm) de comprimento. Dez tijolos.

Objetivo : O Monitor explica ao grupo que, após sobreviverem uma queda de avião, eles devem todos atravessar um grande Canyon para chegar ao outro lado e encontrar mantimentos. Para este fim, terão de usar as tábuas (pedaços do avião) colocando-as sobre os tijolos (que são os topos dos montes de arenito e que o monitor já espalhou de forma organizada para que seja possível alcançar uma a outra com as tábuas que serão usadas pelo grupo). Ninguém pode pisar no chão ou mexer nos tijolos. O grupo poderá ir todo de uma vez ou alguns irem e um voltar com as tábuas para buscar o restante dos sobreviventes. Este processo inteiro é cronometrado pelo monitor.


Telégrafo

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : Um tijolo ou pedaço de papelão para cada participante (poste do telégrafo), Um rolo de barbante, um pedaço de cano de PVC ou papelão de 10CM de comprimento.

Objetivo : Cada membro da equipe sobe em cima de seu poste de telegrafo (tijolo ou pedaço de papelão) que foram colocados de 3 a 5 metros de distância um do outro pelo monitor de forma a formar um grande círculo. Em seguida o monitor entrega uma parte do barbante que irá conectar todos os participantes de forma a formar um grande círculo e neste barbante se encontra o cano de PVC ou papelão que em nossa atividade será a mensagem a ser transportada pelo Telégrafo. Com todos os participantes em cima de seus postes e com o cabo do Telégrafo em suas mãos, o monitor dá o sinal e o cano deve ser movimentado de forma a dar a volta na circunferência do cabo do Telégrafo. Durante este processo o monitor cronometra o tempo que leva para a mensagem dar uma volta completa.


Ordem Alfabética

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : Uma tábua, mureta, banco ou tronco de árvore.

Objetivo : Neste obstáculo o grupo tem de se organizar em ordem alfabética de acordo com seu nome e depois em ordem crescente por idade. Tudo isto deve ser realizado em cima de uma tábua, mureta, banco ou tronco de árvore. O monitor primeiro explica que o grupo tem de entrar em ordem alfabética em 3 a 5 minutos, depois deles conseguirem aí ele lhes diz que agora deverão se reorganizar por idade! Tudo isso sem pisarem no chão! Pisou no chão e a pessoa que pisou passa para o lado oposto de sua posição na ordem alfabética ou de idade.


Lotação
Pequeno grupo têm de equilibrar todos sobre toco por 15 segundos.

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : Um toco de madeira enterrado no chão com 50cm para fora da terra ou até qualquer outro objeto. Já usamos até um simples pedaço de papelão, claro que não é tão emocionante com o papelão por não ter uma pequena altura do chão.

Objetivo : O grupo deverá ficar todo em cima do toco de madeira sem ninguém estar m contato com o solo, por 15 segundos.

CUIDADOS!!! - Muito cuidado deve ser tomado para que membros do grupo não se machuquem com cotoveladas ou caindo um em cima do outro.

 


Aranha Gigante
Fuja antes que a ARANHA GIGANTE lhe pegue!

Tempo : 15 min

Número de participantes : (4-12)

Materiais : Uma teia de aranha gigante (feita de cordas de nylon/cisal pressas entre duas arvores/postes).

Objetivo : é o grupo todo passar pela teia sem encostar nela para não despertar a aranha Gigante. Cada vez que um participante passa por um buraco na teia aquele buraco se fecha e outro deve ser usado pelo próximo participante. Se alguém encostar na teia quando estiver passando todo grupo deve começar novamente a prova pois a aranha gigante foi despertada.